Quinta-feira, 28 de Maio de 2020

Buscar   OK
Brasil

Publicada em 20/05/20 às 06:55h - 63 visualizações
Simulador da Adasa calcula novas tarifas de água e esgoto
Simulador da Adasa calcula novas tarifas de água e esgoto

RADIO SAT BRASIL GOSPEL


fonte: Agência Brasília  (Foto: RADIO SAT BRASIL GOSPEL )

Modelo acaba com a cobrança a partir do consumo mínimo de 10m³/mês. Pela regra, o usuário só pagará pelo que for consumido. Objetivo é atingir mais de 70 mil famílias de baixa renda

A Adasa acaba de colocar à disposição do usuário um simulador de contas para saber quanto ele pagará pelos serviços de abastecimento de água e de esgoto sanitário, com a nova estrutura tarifária que passará a vigorar em 1º de junho. 

A simulação, disponível desde esta terça-feira (19), pode ser feita por todas as categorias (residencial, comercial, industrial e pública): basta informar o volume consumido e o percentual cobrado de esgoto, que na maioria das vezes é 100%.

O novo modelo de estrutura tarifária, definido pela Adasa, acaba com a cobrança a partir do consumo mínimo de 10m³/mês. Pela nova regra, o usuário pagará pelo que efetivamente consome. E além de ser um sistema mais justo de cobrança, a nova estrutura ampliará significativamente o número de famílias beneficiadas pela tarifa social. 

Das cerca de 3 mil famílias atendidas hoje, o objetivo é atingir mais de 70 mil, com renda per capita entre zero e R$ 178/mês. Para essa categoria haverá um desconto de 50% em relação à tarifa padrão.

Para ter direito ao desconto, o usuário deve pertencer à família beneficiária do Programa Bolsa Família ou Morar Bem, faixa 1 e ser titular da conta de água. Caso não seja o titular, ele poderá solicitar a alteração da titularidade, junto à Companhia de Saneamento Ambiental  (Caesb), para ter direito automático ao benefício.

A nova estrutura estabelece tarifas fixas para cada categoria, acrescida de tarifa variável, de acordo com o volume de água consumido.

Com a nova estrutura, cerca de 40% dos usuários pagarão menos pelos serviços de água e esgoto. Em alguns casos, a redução poderá chegar a 65%.

Simulação
Esta não é a primeira vez que a Adasa disponibiliza um simulador para que o usuário possa avaliar a nova estrutura tarifária. Em julho do ano passado foi possível analisar, por meio de simulador, as cinco alternativas apresentadas pela equipe técnica da Agência para a escolha do novo modelo de cobrança. 

A nova estrutura contou com a participação de todos os segmentos envolvidos (instituições, representantes da sociedade civil e usuários), por meio de consultas e audiências públicas.

Acesse aqui o simulador.

Com informações da Adasa

fonte: Agência Brasília




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


(61)995475134

Hora Certa




No Ar


Nenhuma programação cadastrada
para esse horário




Publicidade Lateral
Estatísticas
Visitas: 30879 Usuários Online: 7


Parceiros

A RADIO SAT BRASIL É UMA EMISSORA EVANGELICA SO TOCA NA SUA PROGRAMAÇÃO MUSICA GOSPEL.
Copyright (c) 2020 - RADIO SAT BRASIL GOSPEL - Todos os direitos reservados