Seja bem vindo ao nosso site RADIO SAT BRASIL MINHA RADIO GOSPEL radiosatbrasil.com!

No Ar
WhatsApp 61 95475134
Agenda
Nenhuma registro encontrado
Fotos da Cidade
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Top Música
1
Julia Vitoria e GabrielEsperança
2
KemuelAlgo Novo
3
Jairo BonfimDeus Proverá
4
EyshilaMe Leva
5
Jairo BonfimDeus Proverá
Bate Papo

Digite seu NOME:

Banner Lateral 01
Banner Lateral 02
Banner Lateral 03
Banner Lateral 04
Estatísticas

Visitas: 37788

Usuários Online: 1

Testemunhos

Adicionar
Nenhuma registro encontrado
Mural

Enviar mensagem

Ativa web rádio fm

Parabéns! A Notícia em primeira mão. Estamos na Ativ...

Fabricio Nunes

Toda equipe do site está de parabéns pelo belo trabalho, cont...

Sandro

Parabéns a Toda Equipe do Site! Agora é noticia em tempo real...

Bento Junior

Parabéns\r\nSucesso!!!\r\nVoces estao de parabéns pela inicia...

Tamiris

vcs estao de parabéns!! adorei o novo site estar masa pricipalmente ...

Enquete

Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

Facebook

Instagram

Twitter

Youtube


Ouvinte do Mes
JoaquimBrasília
radios net

Disponível no Google Play

Artigos
COMO LIDAR COM PROBLEMAS FINANCEIROS

Textos Básico Dt 28.2-12 e Lc 14.28-30; Pv 22.7; 1Tm 6.10.
Texto Áureo: Rm 13.8a: “A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor”

Na Bíblia: 1.565 versículos falam sobre dinheiro. Curiosamente, dos 107 versículos do Sermão do Monte 28 se referem a dinheiro. Além disso, Jesus se referiu ao dinheiro (ou riqueza) em 13 parábolas. Isso mostra como a Bíblia trata desse assunto com expressividade.

O Senhorio de Deus é absoluto sobre todas as coisas, inclusive sobre as riquezas e os recursos financeiros. Ele tem todo o poder e autoridade sobre tudo e todos. O profeta Ageu escreveu que o Senhor dos Exércitos disse: “minha é a prata e meu é o ouro” (Ageu 2.8). Desde o tempo de Moisés havia a compreensão de “é Ele que te dá força para adquirires riquezas…” (Dt 8.18).

Apontamos alguns princípios bíblicos sobre finanças e as referências bíblicas selecionadas para fundamentar esses princípios. Comentários adicionais são desnecessários. Abra seu coração e deixe o Espírito de Deus revelar em sua vida a aplicação de cada princípio desses para não cair na insensatez.

I – PRINCÍPIOS BÍBLICOS SOBRE FINANÇAS

  1. Em relação a você mesmo

1.1. Viva do seu trabalho

Ef 4.28: “Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade”.

Sl 128.2: “Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz será, e te irá bem”.

1 Ts 4.10-12: “Porque também já assim o fazeis para com todos os irmãos que estão por toda a Macedônia. Exortamos-vos, porém, a que ainda nisto aumenteis cada vez mais. E procureis viver quietos, e tratar dos vossos próprios negócios, e trabalhar com vossas próprias mãos, como já vo-lo temos mandado; para que andeis honestamente para com os que estão de fora, e não necessite de coisa alguma”.

1.2. Não viva à custa dos outros

2Ts 3.7-8: “Porque vós mesmos sabeis como convém imitar-nos, pois que não nos houvemos desordenadamente entre vós, 8Nem de graça comemos o pão de homem algum, mas com trabalho e fadiga, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós”.

2Ts 3.10: “Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto, que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também”.

2Ts 3.12 “A esses tais, porém, mandamos, e exortamos por nosso Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando com sossego, comam o seu próprio pão”.

1.3. Planeje seus gastos – planejar vem antes de gastar!

Lc 14.28: “Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?”.

1.4. Invista no que é necessário

Is 55.2: “Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura”.

1.5. Contente-se com o que tem

1Tm 6.6-8: “Mas é grande ganho a piedade com contentamento. 7Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele. 8Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes”.

1.6. Não tenha apego ao dinheiro

1 Tm 6.9-10: “Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. 10Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores”.

1.7. Não seja servo do dinheiro

Mt 6.24: “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom”.

  1. Em relação à família

2.1. Cuide de sua família

1Tm 5.8: “Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel”.

2.2. Guarde para seus filhos

2Co 12.14: “Eis aqui estou pronto para pela terceira vez ir ter convosco, e não vos serei pesado, pois que não busco o que é vosso, mas sim a vós: porque não devem os filhos entesourar para os pais, mas os pais para os filhos”.

  1. Em relação a Deus

3.1. Reconheça que tudo vem de Deus

1Cr 29.14: “Porque quem sou eu, e quem é o meu povo, para que pudéssemos oferecer voluntariamente coisas semelhantes? Porque tudo vem de ti, e do que é teu to damos”.

3.2. Honre-O com seus bens

Pv 3.9-10: “Honra ao SENHOR com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos; E se encherão os teus celeiros, e transbordar, pão de vinho os teus lagares”.

2.4. Mantenha uma posição de fé e confiança

Mt 6.25-34: “Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura? E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito m ais a vós, homens de pouca fé? Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal”.

  1. Em relação aos outros

4.1. Nunca fique devendo nada a ninguém

Rm 13.7-8: “Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra. A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei”.

Pv 22.7: “O rico domina sobre os pobres e o que toma emprestado é servo do que empresta”.

4.2. Seja fiel com compromissos assumidos

1Co 4.1-2: “QUE os homens nos considerem como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus. Além disso, requer-se dos despenseiros que cada um se ache fiel”.

4.3. Pague os impostos e tributos devidos

Rm 13.6-7: “Por esta razão também pagais tributos, porque são ministros de Deus, atendendo sempre a isto mesmo. 7Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra”.

4.4. Seja fiel com a propriedade do outro

Lc 16.12: “E, se no alheio não fostes fiéis, quem vos dará o que é vosso?”.

4.4. Muito cuidado ao ser fiador de alguém

Pv 11.15: “Decerto sofrerá severamente aquele que fica por fiador do estranho, mas o que evita a fiança estará seguro”.

4.5. Seja generoso em dar e repartir

1Tm 6.18: “Que façam bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente, e sejam comunicáveis”.

  1. FINANÇAS PESSOAIS

Gasta-se muito tempo da vida para ganhar dinheiro. A Bíblia ensina que tudo o que fizermos deve glorificar a Deus (1 Co 10.31). Devemos glorificar a Deus através do dinheiro. A Palavra de Deus tem muitas orientações sobre dinheiro, bens materiais, dívidas, etc. Isso porque Deus sabia das dificuldades, pressões e tentações que iríamos enfrentar nesta área.

DE QUEM É O DINHEIRO? Ag 2.8, Sl 24.1, Dt 8.18.

O PLANO DE DEUS PARA O DINHEIRO:

  1. Suprir nossas necessidades: Deus promete suprir-nos com tudo: Fl 4.19, Mt 6.31-33;
  2. Suprir necessidades de outros por nosso intermédio: Rm 12.13, Sl 37.21, Ef 4.28;
  3. Sustentar o ministério de Deus no mundo: 1 Co 16.2, Fl 4.10-20;

ATITUDES E DECISÕES EM RELAÇÃO AO DINHEIRO:

O dinheiro em si é neutro. Tudo depende do uso que se faz dele. 1 Tm 6.10 ensina que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males, e não o dinheiro em si.

  1. Reconhecer que tudo é de Deus, e devolver o dízimo: Ml 3.10-11.
  2. Trabalhar e ganhar dinheiro honestamente: Pv 6.6-11, Pv 13.4, 2 Ts 3.10-12.
  3. Não entrar em dívidas e procurar sair delas: Pv 22.7, Rm 13.8, 1 Co 7.21-23.
  4. Não colocar o coração em dinheiro ou em coisas materiais: Pv 23.4-5,28.22, Mt 6.19-21.
  5. Não viver ansioso ou preocupado: Fl 4.6-7, 1 Pe 5.7.
  6. Não ser avarento: Ec 5.10, Lc 12.15, Cl 3.5. Emprestar sem juros: Dt 23.19-20.
  7. Planejar os gastos: Pv 16.9. Faça um orçamento e pare com os gastos desnecessários! Coloque seus propósitos diante do Senhor: Sl 37.4
  8. Economizar: Pv 18.9 e 21.20. Guardar para quando precisar (emergências): Pv 27.18.
  9. Ser sensível em relação ás necessidades dos outros: Lc 3.11, Rm 12.13. Atenção! Não se deve ficar alimentando o preguiçoso: Pv 19.19 e 2 Ts 3.6-16.

10.Contribuir regularmente para o sustento da causa de Cristo: 2 Co 8.3-5, Fp 4.18

11.Ser honesto: Sl 37.21, Pv 21.6.

COMO CONTRIBUIR PARA O REINO DE DEUS?

  1. Sacrificialmente, isto é, algo que custo alguma coisa para você: 2 Co 8.2; Pv 11.24-25
  2. Alegremente: 2 Co 9.7
  3. Voluntariamente, não por que é “lei”: 2 Co 8.3, 9.7
  4. Regularmente (pelo menos uma vez por mês): 1 Co 16.2
  5. Começar pelo dízimo (10% da renda total): Ml 3.8, 10-11, Lc 11.42

DUAS COISAS QUE VOCÊ DEVE TOMAR CUIDADO:

  1. Emprestar dinheiro se ele vai lhe fazer falta
  2. Ficar por fiador: Pv 6.1-5

RIQUEZAS: BÊNÇÃO OU PERIGO?

  1. Se nossa prioridade é acumular dinheiro, teremos um grande fardo: Pv 1.19, 23.4, 30.7-9, Ec 5.12.
  2. Dependendo de nossas atitudes, o dinheiro pode ser bênção ou um entrave ao crescimento espiritual: 1 Tm 6.6-10, 17-19, 2 Tm 2.4, Hb 13.5-6.

Lembre-se que o dinheiro é uma das bênçãos de Deus na proporção que é livremente dado e não acumulado.

Uma das finalidades do dinheiro é: transferir valores materiais (perecíveis) para salvar vidas e creditar-se dos valores eternos (não perecíveis!).

DICAS PARA MELHORAR SEU ORÇAMENTO:

Ore, pedindo sabedoria em finanças

1)  O depósito em poupança deve ser pelo menos 10% do salário líquido.

Se o saldo do salário menos despesas é zero ou negativo, você deve mudar seu padrão de gastos, pois a Bíblia ensina que na casa do prudente sempre há mantimento (Pv 21.20). Leia também Ec 5.10.

2) Se você é autônomo (não tem salário), comece calculando pela média dos seus rendimentos dos últimos 6 a 12 meses. Neste caso, seu depósito para poupança deve ser pelo menos 20% dos seus rendimentos, porque você não tem FGTS!

3)  O maior problema nos orçamentos são as “prestações” (roupas, eletrodomésticos, etc.). Pare de comprar a prazo, e compre somente á vista, com parte do dinheiro da poupança, e você logo terá um “alívio” no seu salário.

4) Não gaste o dinheiro das “horas extras”. Deixe-o na poupança para uma necessidade!

5)  Economize água e luz, e ensine seus filhos a fazê-lo também!

6)  Nunca peça dinheiro emprestado. Veja o que a Bíblia diz: Pv 22.7.

7)  Compre roupas usadas ou em liquidação. “Pechinchar” não é pecado!

8) Vá ao supermercado sem crianças ou adolescentes! Você economiza 10%!

9) Liste as prioridades de compras. Não compre por impulso!

10) Compre só o necessário: porque comprar 3, se precisa 2?

11) Dê mesadas aos seus filhos. Nada de dinheiro extra!

12) Se você não pode comprar alguma coisa à vista, é sinal que não deverá fazê-lo em prestações!

13) Cancele o cartão de crédito ou pare de usá-lo até quitar o débito

CONCLUSÃO

Martinho Lutero, pai da Reforma Protestante, referindo-se ao assunto de finanças e os filhos de Deus, dizia que o cristão para ser vitorioso nessa área seria necessário passar por três conversões a saber:

  1. conversão do coração;
  2. conversão de mente;
  3. conversão de bolso.

Jesus Cristo deseja que sejamos prósperos em todas as áreas de nossa vida, espiritual, material, física, cultural, sócio-cultural, sócio-econômica e sentimental.

Ag 2.8: “Minha é a prata, e meu é o ouro, disse o Senhor dos Exércitos”.

Ap 3.8: “Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha Palavra, e não negaste o meu nome”.

Jo 10.10: “Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância”.

                                                                                         Por Valdely Cardoso Brito

Parceiros
Parceiro 01Parceiro 02Parceiro 03Parceiro 04JoaquimJoaquim
WEB RADIO_ DO GRUPO PUBLICIDADE JOAQUIM NETO.
Copyright (c) 2024 - RADIO SAT BRASIL MINHA RADIO GOSPEL - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias, mp3, Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD