Seja bem vindo ao site RADIO SAT BRASIL MINHA RADIO GOSPEL !

Agenda
Nenhuma registro encontrado
WhatsApp 61 95475134
Bate Papo

Digite seu NOME:

Banner Lateral 01
Banner Lateral 02
Banner Lateral 03
Banner Lateral 04
Estatísticas

Visitas: 19292

Usuários Online: 108

Testemunhos

Adicionar
Nenhuma registro encontrado
Mural

Enviar mensagem

Fabricio Nunes

Toda equipe do site está de parabéns pelo belo trabalho, cont...

Sandro

Parabéns a Toda Equipe do Site! Agora é noticia em tempo real...

Bento Junior

Parabéns\r\nSucesso!!!\r\nVoces estao de parabéns pela inicia...

Tamiris

vcs estao de parabéns!! adorei o novo site estar masa pricipalmente ...

Nenhuma programação cadastrada
para esse horário
Top Música
1
Julia Vitoria e GabrielEsperança
2
KemuelAlgo Novo
3
Jairo BonfimDeus Proverá
4
EyshilaMe Leva
5
Jairo BonfimDeus Proverá
Ouvinte do Mes
JoaquimBrasília
radios net

Disponível no Google Play

Boas ações

Horta comunitária tem cursos sobre alimentação saudável e de baixo custo

Instituto Girassol, em São Sebastião, capacita agricultores, estudantes e comunidade em geral sobre sustentabilidade ambiental e segurança alimentar

Publicada em 24/04/2022 às 10:45h - 40 visualizações AGÊNCIA BRASÍLIA

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Horta comunitária tem cursos sobre alimentação saudável e de baixo custo
 (Foto: AGÊNCIA BRASÍLIA)

Localizado na comunidade do Morro Azul, em São Sebastião, o Instituto Girassol é uma horta orgânica comunitária reconhecida pelo trabalho de agricultura familiar, com foco na sustentabilidade ambiental e na segurança alimentar. Como forma de compartilhar o conhecimento com os moradores da região administrativa, o local promove uma série de cursos de capacitação.

O curso conduzido neste sábado (23) pela médica e nutróloga Clara Brandão abordou a alimentação com plantas alimentícias não convencionais | Fotos: Renato Araújo/Agência Brasília

O mais recente tratou da alimentação nutritiva com plantas alimentícias não convencionais (Panc). O objetivo foi compartilhar com agricultores, estudantes e comunidade em geral o conhecimento sobre hortaliças pouco usadas na alimentação cotidiana, mas que são ricas em nutrientes e vitaminas.

“Acredito que conhecimento é tudo. No ano passado, fizemos um curso de capacitação de agroecologia para floresta. Capacitamos mais de 70 pessoas. Temos parceria com escolas também, onde levamos a educação ambiental. Mas eu sempre tive essa vontade de que as pessoas conhecessem mais essa questão das Panc”, explica a coordenadora geral do Instituto Girassol, Hosana Alves do Nascimento.

Coordenadora do Instituto Girassol, Hosana Alves do Nascimento destaca o trabalho com educação ambiental nas escolas

A médica e nutróloga Clara Brandão foi responsável por conduzir o curso, que abordou como ter uma alimentação baseada no alto valor nutritivo, no custo baixo, no preparo rápido e no sabor regionalizado. “A gente quer que as pessoas entendam o que nós chamamos de fome oculta, que ocorre praticamente no planeta todo, que é a falta de minerais e vitaminas na alimentação. A quantidade de frutas e verduras que temos aqui [no Brasil] é imensa, o suficiente para ninguém passar fome. O que a gente precisa é aprender a utilizar essas plantas comestíveis”, afirma.

Durante a aula, Clara deu dicas de como utilizar a casca de ovo e a folha da mandioca em uma mistura nutricional e a folha da batata-doce no lugar da vagem, que costuma conter agrotóxicos. Além disso, a nutróloga ensinou como fazer uma multimistura para ser usada como suplemento alimentar que leva 70% de farelo de arroz e trigo, 15% de pó da folha de mandioca e 15% de gergelim, e o chamado torresmo de soja, com soja texturizada, óleo, gergelim, alho ou cebola em pó, folha de mandioca em pó e sal –  receitas feitas sem a utilização de fogo.

A professora Fernanda da Costa foi ao instituto comprar vegetais e participar de uma galinhada beneficente e acabou sendo agraciada com o curso: “Foi uma surpresa positiva”

Moradora do Mangueiral, a professora Fernanda Silva Sousa da Costa, 41 anos, se mostrou animada com o conhecimento apreendido durante a aula. Após um período sem frequentar a horta, ela foi até o local com o intuito de comprar vegetais e participar de uma galinhada beneficente e acabou sendo agraciada com o curso. “Cheguei aqui e tinha essa aula de Panc com uma professora especialista. Foi uma surpresa positiva. Eu estou melhorando a qualidade da minha alimentação, então tem sido uma ótima experiência”, conta.

Essa é apenas a primeira de uma série de capacitações que serão feitas no Instituto Girassol ao longo do ano.

Produção

Com 5 mil metros quadrados em terreno cedido pela Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap), a horta funciona desde 2005 no Morro Azul, onde antes havia um lixão. Recentemente, o local ganhou do governo mais 1.000 metros quadrados, que serão utilizados.

Leia também

 

Emater-DF apoia capacitação em agrofloresta na Horta Comunitária Girassol

GDF incentiva horta comunitária em São Sebastião

O trabalho na horta conta com assistência da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) por meio do programa Agricultura Urbana, que distribui gratuitamente insumos e dá assistência técnica aos agricultores.

“Apoiamos todas as iniciativas de agricultura urbana, em especial hortas comunitárias, escolares ou medicinais. O foco é sensibilizar a população urbana para uma alimentação saudável e sustentável. Assim disseminamos ideias de consumo de hortaliças, frutas e outros alimentos frescos e de baixo custo”, explica o gerente de Agricultura Urbana da Emater, Rogério Viana.

Para ele, o Instituto Girassol é um bom exemplo de sucesso exatamente por divulgar as potencialidades da agricultura familiar ao produzir alimentos seguros, saudáveis, baratos e sustentáveis.

Atualmente, a horta comercializa a produção em dois formatos. Um deles é o CSA (Community-Supported Agriculture), uma parceria direta com os consumidores. São 25 coagricultores, cotistas que retiram semanalmente uma cesta com 15 itens, entre esses, legumes, hortaliças e frutas. Também há a venda para a comunidade a preço de custo. A renda dos agricultores é fruto dessas vendas. Todo o excedente dos produtos é doado.




ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Parceiros
Parceiro 01Parceiro 02Parceiro 03Parceiro 04JoaquimJoaquim
web radio do grupo publicidade joaquim neto
Copyright (c) 2022 - RADIO SAT BRASIL MINHA RADIO GOSPEL - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias, mp3, Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD