Seja bem vindo ao nosso site RADIO SAT BRASIL MINHA RADIO GOSPEL radiosatbrasil.com!

Agenda
Nenhuma registro encontrado
Fotos da Cidade
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
WhatsApp 61 95475134
Bate Papo

Digite seu NOME:

Banner Lateral 01
Banner Lateral 02
Banner Lateral 03
Banner Lateral 04
Estatísticas

Visitas: 23841

Usuários Online: 108

Testemunhos

Adicionar
Nenhuma registro encontrado
Mural

Enviar mensagem

Fabricio Nunes

Toda equipe do site está de parabéns pelo belo trabalho, cont...

Sandro

Parabéns a Toda Equipe do Site! Agora é noticia em tempo real...

Bento Junior

Parabéns\r\nSucesso!!!\r\nVoces estao de parabéns pela inicia...

Tamiris

vcs estao de parabéns!! adorei o novo site estar masa pricipalmente ...

Nenhuma programação cadastrada
para esse horário
Top Música
1
Julia Vitoria e GabrielEsperança
2
KemuelAlgo Novo
3
Jairo BonfimDeus Proverá
4
EyshilaMe Leva
5
Jairo BonfimDeus Proverá
Enquete

Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

Facebook

Instagram

Twitter

Youtube


Ouvinte do Mes
JoaquimBrasília
radios net

Disponível no Google Play

Brasil

Produtora rural encontra nos panificados nova fonte de renda

Moradora de Tabatinga profissionaliza produção com o apoio de programa da Emater

Publicada em 03/01/2023 às 14:37h - 4 visualizações agencia brasilia

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Produtora rural encontra nos panificados nova fonte de renda
 (Foto: agencia brasilia)

A fabricação de panificados da produtora rural Francisca Luciene Campos Freitas começou pequena, na cozinha de sua casa, uma propriedade no Núcleo Rural Barra Alta, em Tabatinga, Planaltina. O foco era não deixar a família passar necessidade durante a pandemia. Com o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater), a venda de pães e biscoitos se tornou a principal fonte de renda da família.

Quando começou a produzir itens de panificação, Luciene viu seu lucro crescer | Foto: Divulgação/Emater
“Na área rural, a gente não tem por perto uma pizzaria, uma hamburgueria; então, quando eu comecei a vender lanches diferentes para comer com a família, o negócio bombou”Francisca Luciene Campos, produtora rural

Luciene, como gosta de ser chamada, conta que, desde que chegou ao Barra Alta, há cerca de dez anos, conheceu a Emater e passou a participar dos cursos oferecidos pela empresa com o objetivo de obter renda em sua propriedade rural. Foi assim que conheceu o artesanato com fibra de bananeira, a primeira atividade que lhe permitiu recursos garantidos para sustentar a família.

O marido dela, Rafael Freitas, também trabalha com artesanato, produzindo peças em madeira. Com a queda nas vendas, ainda durante a pandemia, surgiu a ideia de vender lanches na própria comunidade. “Na área rural, a gente não tem por perto uma pizzaria, uma hamburgueria; então, quando eu comecei a vender lanches diferentes para comer com a família, o negócio bombou”, conta Luciene.

Foi então que a extensionista rural e economista doméstica da Emater Andreia Gonçalves falou com a produtora sobre o Programa de Fomento Rural. “Nós acompanhamos a Luciene e vimos que, após perder a possibilidade de vender seus artesanatos, ela começou a fazer comida e vender na região, mesmo com muita dificuldade”, explica Andreia – que cadastrou a produtora no Cadastro Único.

Geração de renda

“Andreia me perguntou se, caso o fomento desse certo, o que estava na minha mente de fazer com o dinheiro, e eu logo pensei no forno”, revela Luciene. “Pesquisei bastante para comprar o forno, mas o que eu queria tinha um valor maior do que a parcela do fomento, então eu falei para Andreia que iria esperar para comprar. Trabalhei para juntar o restante do valor e deu certo”.

O trabalho executado pela Emater de promover o acesso a essa política pública aumentou a produção de Luciene e, consequentemente, a sua renda. Hoje, o carro-chefe são as cucas e pães recheados, mas a família também fabrica pizzas, salgados, biscoitos e bolos, entre outros petiscos. “Aqui, tudo o que a gente leva para vender, a gente vende”, afirma.

O negócio foi batizado de Cantina Valentim’s, nome dado em homenagem ao sobrenome da mãe de Luciene. A escolha se reflete, também, no apoio de toda a família ao novo negócio. “Meu filho me ajuda na divulgação e me leva para entregar os produtos e expor nas feiras”, conta. “A minha filha me ajuda a etiquetar e contar a produção. Já o meu esposo me ajuda nas vendas e também me auxilia na cozinha”. A produtora também recebe apoio do sogro e da sogra.

“O que mais deu certo foi o esforço da Luciene, que fazia seus pães durante a noite e vendia durante o dia; ela tem essa vontade de trabalhar e fazer acontecer”, avalia Andreia. Com a verba do programa, ela ainda pretende adquirir novas ferramentas de trabalho. “Daqui para a frente, eu sonho em fazer a minha cozinha do jeito certinho que deve ser e comprar mais equipamentos”, diz. “Se você tem um equipamento bom para trabalhar, você prospera”.

Leia também

Horta terapêutica no Paranoá ajuda a fortalecer saúde mental de pacientes

Produtora do DF é destaque em prêmio nacional de mulheres do agronegócio

Programa de Fomento Rural

O Programa de Fomento Rural busca combinar duas ações: o acompanhamento social e produtivo e a transferência direta de recursos financeiros não reembolsáveis às famílias de beneficiários para sua estruturação produtiva. O objetivo é que famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade iniciem, ampliem ou diversifiquem a produção de alimentos ou de atividades geradoras de renda, contribuindo para a melhoria da segurança alimentar e nutricional e a superação da situação de pobreza.

São elegíveis famílias que estão no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais do governo federal, sendo o recurso para o projeto produtivo recebido por meio do cartão do Bolsa Família.

*Com informações da Emater




ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Parceiros
Parceiro 01Parceiro 02Parceiro 03Parceiro 04JoaquimJoaquim
WEB RADIO_ DO GRUPO PUBLICIDADE JOAQUIM NETO.
Copyright (c) 2023 - RADIO SAT BRASIL MINHA RADIO GOSPEL - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias, mp3, Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD