Seja bem vindo ao nosso site RADIO SAT BRASIL MINHA RADIO GOSPEL radiosatbrasil.com!

Agenda
Nenhuma registro encontrado
Fotos da Cidade
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
WhatsApp 61 95475134
Bate Papo

Digite seu NOME:

Banner Lateral 01
Banner Lateral 02
Banner Lateral 03
Banner Lateral 04
Estatísticas

Visitas: 23841

Usuários Online: 110

Testemunhos

Adicionar
Nenhuma registro encontrado
Mural

Enviar mensagem

Fabricio Nunes

Toda equipe do site está de parabéns pelo belo trabalho, cont...

Sandro

Parabéns a Toda Equipe do Site! Agora é noticia em tempo real...

Bento Junior

Parabéns\r\nSucesso!!!\r\nVoces estao de parabéns pela inicia...

Tamiris

vcs estao de parabéns!! adorei o novo site estar masa pricipalmente ...

Nenhuma programação cadastrada
para esse horário
Top Música
1
Julia Vitoria e GabrielEsperança
2
KemuelAlgo Novo
3
Jairo BonfimDeus Proverá
4
EyshilaMe Leva
5
Jairo BonfimDeus Proverá
Enquete

Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

Facebook

Instagram

Twitter

Youtube


Ouvinte do Mes
JoaquimBrasília
radios net

Disponível no Google Play

Brasil

Serviços itinerantes: cidadania e conforto para a população

GDF percorre as RAs com ações como Sejus Mais Perto do Cidadão, Carro da Vacina, Ônibus da Mulher, QualificaDF Móvel e Carreta da Defensoria Pública, entre outras

Publicada em 05/01/2023 às 04:50h - 3 visualizações agencia brasilia

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Serviços itinerantes: cidadania e conforto para a população
 (Foto: agencia brasilia)

Levar até o morador do Distrito Federal um serviço que ele tem dificuldade de acessar ou a solução para um problema que ele não sabe nem por onde começar a resolver. Esse é o objetivo das ações itinerantes oferecidas pelo GDF (leia a lista abaixo), prestadas por diferentes secretarias e órgãos como Caesb, Detran, Defensoria Pública, Neoenergia, entre outros. Programas como o Sejus Mais Perto do Cidadão, com 22 regiões administrativas visitadas, e o Carro da Vacina, com mais de 25 mil doses aplicadas, são exemplos de iniciativas exitosas.

Sejus Mais Perto do Cidadão: espaço montado nas RAs permite a moradores resolverem pendências relacionadas a contas de água e luz e oferece atendimento jurídico e emissão de RG, entre outros serviços | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Criado em 2019, o programa da Secretaria de Justiça e Cidadania se tornou popular entre as cidades do DF. Num espaço montado pela pasta e as administrações regionais, o morador resolve pendências, como as relacionadas a contas de luz e água, título de eleitor, além de oferecer atendimento jurídico, emissão de RG, acesso a benefícios sociais, dentre outros. “Estamos falando de cidadania. Com o Sejus mais perto do Cidadão, a gente informa o brasiliense sobre seus direitos, fornece o serviço e ele volta para casa com um problema resolvido”, destaca a titular da secretaria, Marcela Passamani.

A Carreta da Defensoria Pública passou por 14 cidades em 2022, acumulando mais de 2 mil atendimentos | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

“Conseguimos juntar várias secretarias nos últimos anos e o objetivo é agregar ainda mais pastas nesta próxima gestão. Isso representa garantias de direitos”, pontua a secretária. Outro serviço itinerante com quilometragem alta é a Carreta da Defensoria Pública. Ao assegurar direitos à população, o serviço passou por 14 cidades em 2022, acumulando mais de 2 mil atendimentos.

“É interessante ver a realidade de pessoas que moram, por exemplo, no Santa Luzia, na Estrutural. Moradores que jamais tiveram qualquer acesso à Justiça e passam a conhecer seus direitos”, diz a coordenadora das ações itinerantes da Defensoria, Juliana Fernandes. “Ali, as demandas por pensão alimentícia e divórcio são muito usuais. E os moradores agradecem demais por enfim poderem acessar estes direitos”, complementa.

Vacina na rua: usado inicialmente para ‘atacar’ a covid-19, o Carro da Vacina passou a oferecer também doses de imunizantes contra a influenza e a poliomielite | Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Para além das unidades de saúde, a vacinação itinerante também se tornou uma realidade. Usado inicialmente apenas para ‘atacar’ a covid-19, o Carro da Vacina expandiu para mais RAs e passou a oferecer também doses de imunizantes contra a influenza e a poliomielite. “Eu acredito em um Sistema Único de Saúde (SUS) que se reinventa, que busca alternativas para dar certo. O carro da vacina é isso: uma busca ativa, de porta em porta, por aquelas pessoas que não se vacinaram”, conclui a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio.

Leia também

Sejus Mais Perto do Cidadão atende comunidade em São Sebastião

Carreta da Defensoria Pública dá assistência jurídica a famílias do Guará

Principais serviços itinerantes oferecidos pelo GDF

Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus)

– Programa Sejus Mais Perto do Cidadão: Moradores podem emitir documentos, resolver pendências e ter acesso a informações e serviços de diversos órgãos públicos do GDF, como Caesb, Polícia Civil, Detran, TRE, Procon, entre outros. Vinte e duas regiões administrativas já receberam o programa, que passa um dia oferecendo os atendimentos na cidade.

– A Carreta do Na Hora também roda as regiões administrativas oferecendo os serviços que estão disponíveis nas unidades físicas do Na Hora.

Corpo de Bombeiros

– Aleitamento materno: para ser uma doadora, basta ligar no telefone 160, opção 4, e fazer o cadastro.

– Bombeiro Amigo (Para pessoas da terceira idade)

– Bombeiro Mirim (Para crianças/adolescentes de 7 a 14 anos)

Informações sobre os programas podem ser obtidas pelo telefones (61) 3901-7926 ou 3901-4206.

Secretaria de Saúde

– Carro da Vacina: aplicação itinerante de doses de imunizantes contra a influenza, poliomielite e covid-19 por todo o DF.

– Consultório de Rua: serviços de atenção primária voltados à população vulnerável. São cinco equipes que atuam em regiões distintas do Distrito Federal.

Secretaria da Mulher

– Ação Mulher no Campo: lançada em 2021, é realizada uma vez por mês em diferentes núcleos rurais. Facilita o acesso de mulheres do campo a diversos serviços públicos, como saúde, trabalho e direitos sociais.

– Ônibus da Mulher: dentro do projeto SMDF em Ação, o veículo adaptado visita diversos pontos do DF. Conta com salas de atendimento com a presença de psicólogos, pedagogos e assistentes sociais da Secretaria da Mulher.

Caesb

– Ônibus Expresso Ambiental: atendimento às escolas do Distrito Federal, oportunizando o debate sobre o consumo consciente de água e os cuidados com o sistemas de abastecimento e esgotamento sanitário. As visitas são feitas com agendamento prévio das escolas e o público-alvo são alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Neoenergia

– A agência móvel da companhia passa semanalmente por diferentes regiões administrativas, seguindo cronograma. Parcelamento de débitos, solicitação de reparo por danos elétricos, troca de titularidade e novas ligações são alguns dos serviços realizados. Informações no site ou nas redes sociais da empresa, no perfil @neoenergiabsb

Secretaria de Trabalho

– Jornada da Mulher Trabalhadora: cursos de qualificação gratuitos oferecidos em uma tenda que atende de forma itinerante cidades vulneráveis. Atualmente, está em Água Quente. São seis cursos, desde maquiagem, alongamento de unhas até a área de escritório, como auxiliar administrativo e informática.

– Agência do Trabalhador Itinerante: participa de eventos em várias cidades do Distrito Federal, oferecendo os mesmos serviços das agências físicas, entre eles a intermediação de mão de obra, informações sobre a Carteira de Trabalho Digital e outros.

– QualificaDF Móvel: programa de qualificação itinerante, por meio de uma carreta que atende a várias cidades do DF ofertando cursos de qualificação profissional nas regiões mais carentes. No momento, a carreta presta atendimentos no Sol Nascente.

Defensoria Pública

– Carreta da Defensoria Pública (unidade móvel de atendimento): prestação de atendimentos jurídicos gratuitos, como reconhecimento de paternidade, exame de DNA, guarda, divórcio, execução de alimentos, entre outros.

Detran

– Blitze Educativas: educação de trânsito de forma itinerante em vias públicas do DF. É feito um trabalho de conscientização de condutores e pedestres para o comportamento adequado no trânsito.

Polícia Civil

– Museu Itinerante de Drogas: visita a escolas públicas e privadas para debate sobre os prejuízos causados pelo uso de drogas lícitas ou ilícitas envolvendo a comunidade escolar, a família e policiais civis.

Ouvidoria

– As ouvidorias seccionais do GDF realizam a Ouvidoria Itinerante e os resultados são repassados para a Ouvidoria-Geral. Há ouvidorias seccionais em hospitais públicos, em unidades de atendimento da saúde, em todas as regionais de ensino e outros.

Secretaria de Agricultura

– Programa Defesa Itinerante: ações itinerantes nas quais os servidores recolhem declarações de vacinação contra febre aftosa e raiva, além de realizarem atualização cadastral dos produtores rurais e emissão de guia de trânsito animal (GTA).




ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Parceiros
Parceiro 01Parceiro 02Parceiro 03Parceiro 04JoaquimJoaquim
WEB RADIO_ DO GRUPO PUBLICIDADE JOAQUIM NETO.
Copyright (c) 2023 - RADIO SAT BRASIL MINHA RADIO GOSPEL - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias, mp3, Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD