Seja bem vindo ao nosso site Radio sat Brasil Gospel RADIO GOSPEL !

Videos
No Ar
WhatsApp 61 95475134
Notícias Atualizadas
Campinas ganha 22 mil microempreendedores em cinco anos; alta é de quase 20%
Corpos de mãe e filhas que morreram em acidente no Paraná são sepultados em Sorocaba
Mãe e filha são presas por atrair vítimas em app de paquera para praticar extorsão
Apesar de 91% defenderem o diálogo, gritos e violência física ainda são recorrentes na educação de crianças, aponta pesquisa
EPTV1 Ribeirão e Franca
VÍDEO: Jovem empina moto, perde o controle e bate em carro em Cristais Paulista, SP
Manaus abre agendamento para castração gratuita de cães e gatos; veja como participar
Caixão é encontrado abandonado na BR-304 em Mossoró
Assista ao Gazeta Meio Dia - edição regional
Artigos
l
Gratidão na Bíblia 100% Abençoados
A COMUNHÃO COM O SENHOR
Classificados
Faça seu pedido
R$ 10,00
Publicidade Lateral
NOTICIAS GOSPEL
Estatísticas

Visitas: 122088

Usuários Online: 1

Brasil

Dispersão da Cracolândia, no centro de São Paulo, foi marcada por abusos policiais, ações higienistas e internações em massa, sem porta de saída eficaz

Dispersão da Cracolândia, no centro de São Paulo, foi marcada por abusos policiais, ações higienistas e internações em massa, sem porta de saída eficaz

Publicada em 19/06/2026 às 13:32h - 11 visualizações metropoles

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Dispersão da Cracolândia, no centro de São Paulo, foi marcada por abusos policiais, ações higienistas e internações em massa, sem porta de saída eficaz
 (Foto: metropoles)

Marcos Sales tem 41 anos, mas parece ser mais velho. Os cabelos embranqueceram, os dentes estão estragados e falta-lhe um dos olhos. Quando a Polícia Militar passa ao lado e toca a sirene, ele não hesita e se levanta da calçada da alameda Helvétia. A reação virou automática no último ano, desde que a famigerada concentração de usuários de crack de São Paulo se partiu em dezenas de pedaços, dentro e fora do centro paulistano. Após agressões e tentativa de internação forçada, Marcos sabe bem que pode ser perigoso errar a coreografia que garante o cenário das peças de divulgação do governo paulista que decretaram o fim da Cracolândia.

Fábio Vieira
ImagemUsuários de crack esparsos pela região da antiga Cracolândia, onde as forças de segurança aplicam regra antiaglomeração

Vozes como a de Marcos não aparecem nessas propagandas. Há 12 anos na Cracolândia, desde que chegou de Salvador (BA), ele é um dos poucos que seguem ali apesar da política de repressão e remoção dos dependentes químicos. O Metrópoles passou os últimos seis meses colhendo testemunhos do fim de um fluxo principal de usuários e a dispersão em grupos menores. Pesquisando por meio de processos judiciais, documentos, pedidos de Lei de Acesso à Informação (LAI) e dezenas de entrevistas, o que a reportagem encontrou foi uma rotina de brutalidade policial nas ruas do centro, acompanhada de ações higienistas e internações em massa sem porta de saída eficaz - algumas vezes com métodos que lembram os antigos manicômios.

A apuração revelou que o número de pessoas internadas contra a própria vontade explodiu pouco antes da dispersão. As mortes cometidas pela polícia na região acompanharam esse movimento. O Metrópoles analisou os inquéritos de cada um dos casos ocorridos desde o início de 2023 e descobriu quantos moradores de rua ou dependentes químicos foram mortos - a maior parte deles estava desarmada. Apesar da invisibilização do problema, o brilho dos cachimbos de crack segue presente sob viadutos e pontes, em canteiros centrais, vielas e dentro de comunidades. “Falam: 'Acabou com a Cracolândia'. Mas em cada esquina que você passa você vê: 'Ó o bloco, ó o bloco, ó o bloco'", diz Marcos, referindo-se ao apelido da pedra de crack.

Até maio de 2025, a Rua dos Protestantes, na região da Luz, foi o último endereço do fluxo da Cracolândia, como se convencionou chamar a maior concentração de usuários de drogas, que já chegou a ter mais de duas mil pessoas. Era uma multidão insistente, que permanecia no perímetro mesmo após uma série de ações que apostaram em internações em massa, prisões e repressão policial nas ruas. No dia 13 daquele mês, passaram a circular imagens do local vazio, com dependentes químicos migrando para diferentes áreas da cidade. Seis meses depois, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) cravou publicamente o fim da Cracolândia.

Reprodução/Arquivo pessoal
ImagemPoliciais militares abordam pessoas próximo da antiga Cracolândia
“Estamos colocando São Paulo na direção certa, e, quando a gente bota na direção certa, o impossível acontece. A Cracolândia acabou”
Declarou Tarcísio em vídeo gravado no cenário esvaziado do antigo fluxo, hoje uma mistura de antigos hotéis, comércios emparedados e conjuntos habitacionais.

ANOS 1990

A cracolândia começa a se formar nos arredores da estação Julio Prestes, em ruas como a dos Protestantes e Gusmões. Em 1997, é realizada a primeira grande operação de dispersão dos usuários de crack, que se espalha pelas avenidas São João, Duque de Caxias e Cásper Líbero

 



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Parceiros
Parceiro 02Parceiro 03Parceiro 04Joaquim
RADIO SAT BRASIL FAZENDINHA ITAPOÃ DF
Copyright (c) 2026 - Radio sat Brasil Gospel - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias, mp3, Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD