Com foco na proteção das mulheres e na qualificação dos atendimentos emergenciais, teve início nesta segunda-feira (9) o curso de capacitação voltado aos policiais militares que atuam no Centro de Operações (Copom). A iniciativa, promovida pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) em parceria com a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), tem como objetivo aprimorar a atuação dos servidores no atendimento às vítimas protegidas pelo Programa de Segurança Preventiva Viva Flor. Ao todo, 176 profissionais participam da formação.
O curso vai até a próxima sexta-feira (13), com encontros presenciais das 8h às 12h, no Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob). O foco está no atendimento rápido, humanizado e eficaz às mulheres em situação de violência doméstica e familiar que integram o Viva Flor. A capacitação é baseada em protocolos específicos de resposta rápida, alinhados às diretrizes da Lei Maria da Penha.
“A qualificação dos profissionais que atuam no primeiro atendimento é essencial para salvar vidas. O Programa Viva Flor é uma ferramenta de ponta, mas seu sucesso depende diretamente da sensibilidade e prontidão dos nossos operadores no Copom, que precisam atuar em consonância com o programa. É claro que todos têm formação para atuar da melhor forma, mas esses encontros são essenciais”, afirmou o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar.
A subsecretária de Prevenção à Criminalidade, Regilene Siqueira, reforçou o caráter humanizado da ação: “O objetivo é que os servidores prestem um atendimento ainda mais humanizado e eficaz às mulheres. É esse cuidado, somado à tecnologia, que fortalece a rede de proteção”.