Visitas: 41762
Usuários Online: 1
O presidente Lula acompanhou neste domingo (3) a aplicação do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio, a partir da Sala de Monitoramento, na sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, em Brasília. E deixou uma palavra de incentivo aos candidatos, lembrando que a educação é um símbolo de independência de homens e de mulheres.
A Sala de Monitoramento permite acompanhar o andamento das provas, a quantidade de inscritos, a segurança cibernética de todo o sistema e a comunicação com as equipes nos 10 mil locais de aplicação.
O ministro da Educação Camilo Santana destacou, para o presidente Lula, o crescimento no número de inscritos do Enem 2024, em várias regiões do país e atribuiu parte desse aumento ao Programa Pé-de-Meia, incentivo voltado a estudantes do ensino médio. Santana também explicou como a Central do Inep acompanha em tempo real eventuais ocorrências nos locais de prova, verificando possíveis problemas e buscando soluções rápidas.
Este ano, cerca de 4 milhões e 300 mil candidatos se inscreveram para fazer o Enem. A segunda prova será aplicada no próximo domingo (10).
Ao longo dos seus 20 anos de existência, o exame se tornou a principal porta de entrada pro ensino superior e sua nota é utilizada para acesso via Sistema Único de Seleção Unificada