Visitas: 41762
Usuários Online: 1
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a realização de um ensaio clínico fase 2 do medicamento EYU688 desenvolvido para combater a dengue.
O objetivo do ensaio é avaliar eficácia e segurança do EYU688 em pacientes infectados com a dengue. A pesquisa também examinará como o corpo absorve, distribui, metaboliza e elimina o medicamento, informações cruciais para entender como a substância age no organismo.
O ensaio clínico está sendo patrocinado pela farmacêutica Novartis Biociências, localizada em São Paulo. Além do Brasil, o ensaio clínico está sendo realizado em Cingapura, na Índia, na Malásia e no Vietnã.
Nesta etapa de pesquisa, serão incluídos 38 pacientes, a serem recrutados em centros de pesquisa clínica localizados em Brasília-DF (7), em Sorocaba e São José do Rio Preto-SP (17), em Manaus-AM (7) e no Rio de Janeiro-RJ (7).
A dengue é uma doença sistêmica, debilitante e, em alguns casos, pode resultar em morte. No Brasil, ela é endêmica e transmitida às pessoas através da picada do mosquito Aedes aegypti. Os quatro sorotipos da dengue conhecidos atualmente, DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4, são capazes de causar a doença.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!